+1 voto
Tenho curiosidade em relação as giras de esquerda que são no escuro qual seria a finalidade ou o por que de ficar no escuro?
por

4 Respostas

0 votos
Melhor resposta
Imagine você, ficar um dia inteiro dentro de um local sem luz.... Vamos aumentar para 5 dias.....  melhor,, vamos colocar 1 mês...   Aí de repente eu chamo você para vir pra fora desse local, assim do nada... Vc sai do local com 0% de luz e vem para fora com toda iluminação possível!   Como vc reagiria?

 Imediatamente seu padrão do globo ocular ficaria tão sensível, que vc mal poderia abrir os olhos!

 Imagine agora todos os guardiões, que, mesmo sendo espíritos de evolução espiritual, atuam nesses campos onde a vibração é densa e a luz é muito escassa!

Além do que, está comprovado que os íons magnéticos das lampadas que temos como fonte de iluminação, (ainda mais as fluorescentes e de led) atuam diretamente no campo perispiritual, influenciando no trabalho das entidades e na condução magística dos seus elementos. Sem contar no campo de todos aqueles que estão trabalhando e sendo socorridos, retirados (no caso os Kiumbas) etc.

 Portanto pelo respeito aos Guardiões e Guardiãs, colocamos zero de luz, e pouca iluminação com as velas, justamente no seus respectivos pontos de força e firmeza dos trabalhos e deixamos todos trabalharem com o devido respeito aos seus corpos perispirituais e tb nessa questão energética que foi citada das lâmpadas, não atrapalhando o campo magnético do local.

 Com todo respeito aos Guardiões e Guardiãs, e justamente quebrando esse estigma de Medo que muitos colocavam antigamente, lutamos sempre pela dignidade da Linha dos Exús e Pombas Giras, passando o que eu entendo, aceito e luto sempre, para mostrar que Exú é lei, é respeito, é muito estudo e principalmente deve ser levado a sério e não com medo, como muitos antes passavam, ou por quererem se auto afirmar ou mesmo pra impor a Religião de Umbanda com chantagens e terror!

Nada disso...Exú é lei e Disciplina!

laroiê, Axé!
por (356 pontos)
0 votos
Olá irmã/irmão,

Exu e Pombagira trabalham na luz e pela luz. O fato dos Terreiros, em geral, manterem poucas ou nenhuma luz artificial ligada e iluminar o Terreiro apenas com velas é muito mais uma ritualística tradicional, que foi inserida ao longo dos tempos, do que uma imposição. A justificativa está ligada às características da Esquerda, que evidencia e trabalha nos seres o enfrentamento de seus medos, das sombras em nossas vidas. Além disso, Exu é o vazio, a pré-condição para a Criação de Oxalá.

Axé!
por (338 pontos)
Concordo totalmente!!
+3 votos
Achei muito interessante a resposta do Rodrigo, mas nunca vi nenhum dos Exús que trabalhavam com minha querida avó reclamar da iluminação do terreiro e não acredito em muita sensibilidade do nervo óptico.

Na minha humilde opinião nossos queridos Exús estão justamente buscando evoluir, buscando mais luz, mas não devemos confundir a luz física com a luz espiritual (evolução dos Guias)!
por (84 pontos)
MUITO BOA SUA RESPOSTA !...
0 votos
Olá amigo ou amiga....
Mas como sabemos a Umbanda é a Vida...
Cada casa segue as suas regras...
Cada um vive a sua Vida !...
A Umbanda não foi criada.....nós nascemos na Umbanda
Giras de esquerda ... nome criado por alguém .. que não sabemos quem !...
Muitos pensam que Exu é um espírito beberrão...
Muitos pensam que Pomba-Gira é espírito de mulher da vida..
Enfim.... isso é coisa de quem procura usar a Umbanda para tentar ganhar alguma coisa com isso....
Umbanda é simples e deve ser praticada com amor e respeito...

Salve a Umbanda !

Viva a Vida !...

AXÉ !!!

Laercio de Oxossi

ET. :

Sobre esse aspecto de trabalhar no escuro..
Trabalhei numa casa onde havia uma senhora que era cega.
Essa senhora fazia parte da corrente.
No inicio da "gira" ela era colocada numa cadeira onde ficava sentadinha até a hora em que seus guias incorporavam assumindo o controle...
E com calma e bem devagar levavam ela até o "congá" onde ela fazia suas
 "oraçoes" e retornava ao seu lugar para dar "consultas".

AXÉ !.
por (436 pontos)
editado por
583 perguntas
1,208 respostas
4,588 comentários
25,431 usuários