0 votos
Tipo se sou da linha de yemanja e tenho como meu segundo oxossi. Ogum pode passar por mim em sessoes??
por
editado por
No caso do ogum sim, somente ogum, mas não seria certo você receber um orixa que não seja da sua coroa. Todos os médium de umbanda tem um ogum com suas classificação se assim podemos chamar,Ogum mege, ogum de lei, ogum de ronda etc... eu Sou de Iemanja e Oxossi, e nunca recebi outro orixa a não ser os meus regentes, exeto ogum umas duas vezes na vida. Quando você se torna um sarcedote, sim você pode receber os demais orixas,(diacordo com a doutrina da minha ex casa) mas enquanto você ser apenas médium o certo seria receber só os seus pai e mae de cabeça.

5 Respostas

0 votos
Sim, uma pessoa esta aberta a receber vibrações de Entidades e mensageiros de Orixás independente do Orixá que rege sua coroa já que são coisas bem diferentes.

Os Orixás de Coroa ou de cabeça, vão reger sua vida, sua forma de ser, de agir em determinadas situações porem os Mensageiros trazem a vibração de um determinado Orixá e a grosso modo como uma Entidade, com o tempo os Mensageiros vão se apresentando e é sempre bom o desenvolvimento, porem é uma energia muito forte e se o filho não estiver preparado pode ser que não ocorra mesmo pq vc terá que "sustentar" essa energia em Terra.
por (208 pontos)
Otima resposta .
Tenho um amigo que é da Angola, e segundo ele nao se pode receber outra entidade, que nao seja a sua de cabeça, mas, na nossa Umbanda isso é possível sim, pois , no nosso centro todos recebem todas as linhas de trabalho.
0 votos
Eu aprendi  recebe o primeiro e segundo orixá.
porém Ogum é possível sim...pois existem vários entidades q trabalham na linha de Ogum...por isso tem Ogum Megê...Ogum Iara....beira mar etc....q mts dizem q são caboclos de Ogum...
o mesmo não acontece com outras linhas como de iemanjá...oxum....iansã....xangô...por exemplo.
Se estiver equivocada gostaria d uma explicação coerente.
por
0 votos
Se essa sua pergunta fosse feita no Candomblé, certamente a resposta seria Não!   Vc só receberia o Orixá de cabeça e não seu junto!

Já na Umbanda não existe a incorporação do Orixá e sim dos falangeiros das linhas de trabalho, que correspondem sim a um Orixá..Mas aí o filho tem diversas linhas de falangeiros atuando em sua coroa e trabalhando com a incorporação!
por (356 pontos)
sou do candomble mais um dia tamb recebi meu junto oxossi. o que sign
0 votos
Dentro daquilo que sei na umbanda não recebemos os orixás e sim os falangeiros dos orixás. Quem recebe orixá são os filhos do candomblé onde tem uma preparação toda especial pra isso que inclui deitada, raspagem, catulagem e sacrificio de varios bichos. Ja na umbanda recebemos os falangeiros de todas as linhas de trabalho, ogum, oxum, xango, e por ai vai. Li que em algumas casas so o de frente e o junto. Na minha casa e normal recebermos todos e dar atendimento. Axe.
por
0 votos
Olá Diego...
Saudações Umbandistas !!!...

Colocando o meu entendimento, e respeitando o entendimento dos outros quero dizer que ORIXÁ não incorpora.

O que o médium sente são energias  de um FALANGEIRO, que é uma Entidade muito evoluída, que "incorpora" representando o ORIXÁ. Normalmente isso acontece em "giras" em homenagem ao ORIXÁ.

Geralmente o Falangeiro incorpora em "médiuns" já desenvolvidos, normalmente naqueles que são "filhos" do Orixá que está se apresentando.

Mas isso não é "regra"... dependendo da situação o médium pode receber qualquer falangeiro.

AXÉ !
por (432 pontos)
588 perguntas
1,237 respostas
4,594 comentários
71,123 usuários