+2 votos
Alguns Terreiros dizem que Ela é Orixá e outros dizem que não. Qual é a verdade afinal?
relacionada a uma pergunta para: Quantos Orixás existem?
por (338 pontos)

4 Respostas

+2 votos
Melhor resposta
Segundo a Teologia escrita/psicografada por Rubens Saraceni, existe sim o Orixá Pombagira. Há até um livro só sobre isso!
por (338 pontos)
Exatamente, como também os Exus e Exus Mirim.
0 votos
pomba Gira não eh Orixa,
por
+1 voto
Pomba Gira Orixá do Trono do Desejo!
É um orixá que trabalha a serviço da lei divina da criação!
por
0 votos
Pomba Gira não é Orixá!

  E sim uma guardiã ou Exú feminino que atua na linha da esquerda!

  É uma entidade de trabalho, que acompanha todos os filhos..  homens e mulheres!

  Responsáveis pela atuação no campo emocional e infelizmente confundidas demais na linha popular...

 São grandes mulheres que (algumas) foram sim moças da vida...  Mas outras tantas atuam de alguma forma na linha emocional mas nunca foram moças da vida!

 São grande guerreiras que atuam com os exús Guardiões, quebrando demandas, trabalhos feitos que envolvem o campo efetivo, emocional.

 Atuam ainda na linha dos desejos...  Pomba gira, trabalha com os desejos.. Mas não o desejo homem pra mulher....(tb atua ajudando e não amarrando, se assim fizer não é uma pomba gira de lei...afinal nenhuma delas pode atuar contra o livre arbítrio).  mas desejos são infinitos...  o desejo por um bom emprego, o desejo por uma familia feliz, o desejo por um bem material, uma conquista profissional...etc....

 Vejo algumas pessoas chamarem as entidades como Orixás...mas deve-se tomar cuidado com isso..pois entidade de trabalho é uma coisa e Orixá é outra!  Orixás, são as essências Divinas...  os Arquitetos planetários assentados em polos no nosso planeta e com ponto de força em toda natureza....   pomba gira é entidade de trabalho.


Axé, laroiê!
por (356 pontos)
Concordo plenamente com o texto...  Fico feliz que cada dia mais, estão distinguindo  Pomba Gira da uma "mulher qualquer"... Graça ao Pai e aos estudos, que geram esse debate.

 Só me refiro ao termo Orixá...  pois a considero todas a entidades dessa linha como trabalhadora dentre suas falanges imensas que atuam como disse tb, no interior, no emocional de cada um...

 O termo Orixá, citado no texto que foi passado, refere-se a qual sentido?
 Orixá igualmente comparado a Oxum, Ogum, Oxossi, etc?
 OU apenas usam o termo "Orixá" similar a entidade?

 Fiquei com essa dúvida na explicação, citada no link!

 Abraços, Axé!
549 perguntas
1,169 respostas
4,547 comentários
3,540 usuários