+1 voto
ola gente, sou nova na umbanda, e ontem quando fui tomar os banhos de descarrego  o chefe da casa me disse para avisar os cambonos para nao chamarem o ponto da Oxum  chorona pra mim pois ela é muito forte, é pra chamar outra Oxum.. Fiquei meio sem entender Alguem pode me elucidar?? Desde já agradeço. Axé..
por

1 Resposta

+1 voto
Olá Karol. Tudo bem? Meu nome é David e sou Sacerdote Umbandista. Como você disse que é nova, sinto o prazer de lhe dar boas vindas à essa religião maravilhosa e libertadora que é a Umbanda. Com certeza você vai se apaixonar a cada da sua vida!

A Umbanda é uma religião que terá respostas para todas as suas dúvidas relacionadas à espiritualidade! Considere agora um grande momento em sua vida, um momento de descobertas onde você sempre será surpreendida com coisas boas.

Lhe digo que a Umbanda é uma religião que não possui dogmas nem tabús, ou seja, sempre que tiver dúvidas, você  pode e deve questionar, ainda mais quando o intuito é de aprender sobre o que está se praticando.

Oxum é uma Orixá, costumamos utilizar o termo "entidade" para os espíritos que trabalham na Umbanda. A diferença é simples: Orixás são Irradiações Divinas, não são seres espirituais e nunca estiveram encarnados. Fazem parte de outra dimensão, diferente da nossa dimensão natural. Já os espíritos são seres que um dia estiveram encarnados e tiveram a experiência de conviver neste plano e dimensão.

Os Orixás possuem qualidades Divinas às quais servem para nos beneficiar a nos ajudar a evoluir em todos os sentidos da vida. Com todo o respeito ao chefe da casa em que você esteve presente mas, nunca ouvi falar sobre a "Divindade" "Oxum Chorona". Aliás, posso afirmar categoricamente que houve algum equívoco relacionado as relações comportamentais de espíritos e de Orixás.

O que pode ocorrer, portanto, é a forte vibração que sentimos quando o poder da Orixá Oxum se manifesta dentro do terreiro. Realmente é emocionante e arrebatador! E é nesse momento que a emoção fala mais alto e, muitas vezes, é inevitável segurar o choro! Porém nada tem a ver com a qualidade deste ou daquele orixá e sim com o nosso lado emocional!

De toda forma, lhe desejo os dias mais felizes da sua vida dentro dessa religião que hoje só me traz alegrias! Espero que você se encontre cada dia mais e estruture a sua fé no conhecimento!

Para finalizar, lhe recomendo o estudo e uma boa leitura para começar a entender o que é a Umbanda. Caso tenha interesse, lhe indico este caminho:

1-    Leia o Livro “Umbanda não é Macumba”, de Alexandre Cumino;
2-    Leia o livro “O Guardião da Meia-Noite” de Rubens Saraceni;
3-    Assista o documentário “O que é Umbanda”, de Rogério Avelino (Youtube)
4-    Leia o livro “Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista” de Lurdes de Campos;

Que Oxalá lhe abençoe e que você Seja Feliz!

Abraços

David Dias
por (154 pontos)
Então, obrigada David.. Eu acho que me expressei mal, ele disse que a Oxum que eu estava recebendo era muito forte , ao ponto de me fazer chorar enquanto estava incorporada.. Que eu deveria pedir aos cambonos que tocassem outro ponto de outra Oxum, o que eu não entendo são as diferentes Oxuns, achei que fosse uma só, e que não fosse tão forte...
Ah sim, Karol. A emoção é grande mesmo! Já houveram momentos em que eu não consegui nem cantar o ponto para Oxum de tanta emoção! E isso é muito bom quando acontece!

Com relação à Orixá Oxum, o que acontece é o que chamamos de "entrecruzamento" ou "qualidades" dos Orixás. Significa que, além da qualidade original, o orixá porta também uma qualidade de outra divindade. Em poucas palavras é um pouco difícil de explicar, contudo vou lhe dar um exemplo:

Orixá Ogum - Regente do Trono da Lei, Portador da qualidade eólica ordenadora em sua essência.

Orixá Ogum Megê - Continua sendo o Orixá Ogum porém, trazendo consigo qualidades do orixá Oxalá (Fé). Se tornando assim um Ogum ordenador da Fé.

Espero ter lhe ajudado a compreender mais um pouco sobre a nossa Maravilhosa Religião!

Que o Divino Pai Ogum lhe abençoe e lhe guie nessa sua nova caminhada!

Abraços

David Dias
Olá David, me ajudou muito sua explicação.. Falei com uma moça do centro de umbanda e ela me disse que a Oxum que chegou em mim, vem só quando fazem algum trabalho de cura ou algo assim, e que so um rapaz la da casa recebia essa Oxum, que eles se impressionaram.. Que por eu ser nova a entidade poderia ser um pouco forte por eu nao estar preparada.. Acho que entendi mais ou menos kkkkkk.. Obrigada
Abraços
541 perguntas
1,155 respostas
4,532 comentários
3,119 usuários