BUENAS LÉIA, VOU TE DIZER QUE COMIGO A CONSCIENCIA NA INCORPORAÇÃO É NORMAL, NÃO EXISTE MEDIUM 100% INCONSCIENTE, MESMO QUE SEJA MINIMA A CONSCIENTCIA TA ALI, A DIFERENÇA É QUE TU TEM QUE APRENDER A LIDAR COM ISSO, E NÃO É TÃO FACIL, PRINCIPALMENTE PARA INICIANTES.
QTO A SINTOMAS DE INCORPORAÇÃO, ISSO DEPENDE E MUITO DE MEDIUM PRA MEDIUM, E TB DEPENDE UM POUCO DA LINHA QUE TU TA TRABALHANDO, EXEMPLO QDO É GIRA DE CABOCLO EU FICO COM MINHAS MÃOS MUITO SUADAS, EXU PASSO O DIA MEIO ENJOADA COMO SE TIVESSE BEBIDO, ATÉ QUE A PG CHEGA E PASSA ISSO, PRETOS VELHOS SINTO DORES NOS JOELHOS E ASSIM POR DIANTE, CADA UM SENTE A VIBRAÇÃO DA ENTIDADE DE UMA FORMA, MAS ISSO NAO SIGNIFICA QUE TEM QUE SE JOGA PQ SENTIU O ARREPIO ENTENDE, A VIBRAÇÃO DELES TU VAI SENTIR SEMPRE, INDEPENDENTE DO PONTO OU SE TU VAI OU NAO PRA CORRENTE, MAS TENS QUE APRENDER A TE DOUTRINAR.
CONVERSA COM TUA MAE DE SANTO, E NAO ENCUCA, PQ AS VZS ENCUCAR, FICAR PREOCUADA COM ESSAS COISAS E QUERER RESPOSTAS É PIOR DOQE FICAR NA IGNORANCIA, PQ A GENTE PIRA GERAL, HEHEHE, EXPERIENCIA PROPRIA, VAI COM CALMA E COM FÉ QUE COM O TEMO A COISA FLUI
Conforme já bem explanado pelo colegas acima, cada manifestação ocorre de forma diferente, por diferentes razões.
Cada Orixá, irá atuar em determinado chakra, o que importa dizer que isto implicará em diferentes sensações. Por exemplo Xango, correponde ao Chakra cardíaco, o coronário a Oxalá, etc.
A sintonia do médium com sua entidade, também irá afetar a forma como esta se manifeste e isto irá sendo modulado aos poucos de acordo com o desenvolvimento deste.
Quanto ao "não perder totalmente os sentidos" que melhor definindo seria estado total de inconsciência, já não ocorre, visto que isto foi necessário apenas nos primórdios da Umbanda, ocasião em que não havia ainda tanto esclarecimento dos médiuns quanto ao fenômeno.
Nos tempos atuais, a grande maioria dos Médiuns é semi consciente e todos passam por estes teus temores e dúvidas, isto também faz parte e nos impõe a prudência, inclusive como forma de não se mistificar.
Agora, todas impressões aqui registradas, por mim e pelos demais, não obstante sua correção, partem de visões segundo cada ritual, que podem sofrer variantes ainda mais quando acompanhadas por impressões de cunho pessoal, assim, o mais adequado é que consulte, se informe e oriente, com os dirigentes de sua Casa que certamente poderão dirimir suas dúvidas com maior propriedade, segundo o entendimento de seu ritual.
VVamos por parte,
As sensações são normais quando esta se desenvolvimento a incorporação, pode sim, acreditar que eles estão presentes e querem usar você como uma ferramenta de trabalho claro, após seu desenvolvimento.
Não permita que coloquem você na gira em comecem a girar seu corpo para que você perca os sentidos . Está pratica e muito utilizada, mas não leva a nada
A preparação de um Médium deve ser diferente em minha opinião, e preciso que você freqüente regularmente as giras para entender melhor como funciona e ajustar sua energia a estas novas vibrações, e pela falta de ajuste o motivo de se sentir mal, com o ajuste das energias elas desaparecem
Pesquise em literatura, converse com os mais experientes, para que você comece a ganhar confiança. Uma boa entidade precisa de um médium bem preparado, pense nisso.
A desconfiança de que está ou não recebendo um espírito serve para que você valorize ainda mais e se prepara ainda mais, e normal . Passei por isso e sei muito bem como é.
Fazem 13anos que sirvo aos propósitos desta religião e posso garantir a você que e muito bom para a alma e para as pessoas que vem até nós a procura de ajuda.
Espero ter ajudado.. Qualquer duvida me fala.