0 votos
Gente, já vi em vários terreiros de Umbanda pessoas apanhando de seus caboclos, quando fazem algo errado, mas nunca li nenhum texto relacionado a isso. Alguns terreiros chamam de verequete, bioiô ou simplesmente disciplina de caboclo! Agradeço qualquer esclarecimento. Axé
por

2 Respostas

0 votos
Melhor resposta
Quem apanha é o próprio médium....

O caboclo nada pode fazer para te levantar ou te derrubar..  (Até pq seriam irracional crer que uma entidade que vem para fazer o bem, te derrube ou faça te dar uma surra, caso vc não faça o que ele quer).    

 No candomblé existe um termo chamado "couro"  "  O Orixá está te dando um couro"  "levou couro da entidade"  mas tudo isso é usado de uma forma ilustrativa...    Na verdade é a sua ação perante a vida que causa uma REAÇÃO natural das coisas...

Tudo que vc joga no Universo, ele te devolve.. Portanto... Não é culpa nenhuma de entidade, nem de Deus a não ser do seu próprio livre arbítrio!

Agora uma coisa importante...

 Faça coisas erradas, fuja das condutas corretas e automaticamente seus guias nada poderão fazer para te ajudar tb!   A entidade trabalha na mais pura sintonia com o seu cavalo... portanto, se vc andar no caminnho errado, jamais culpe a entidade ou Deus, por não estarem ao seu lado na hora que vc mais precisa!  è uma simples questão de SINTONIA....

 Vejo muitos casos que o médium, andando na conduta errada da vida ou na espiritual, simplesmente pela energia densa que o carrega, atrai entidades negativas, obsessoras, e naturalmente seu guia nada pode fazer para te ajudar...  

Tudo é muito simples....Faça o bem, seja uma pessoa que tenha suas obrigações e condutas corretas e terá a proteção necessária (veja bem, proteção não é BLINDAGEM ESPIRITUAL) MUITOS CONFUNDEM ISSO... Acha que, pelo fato de vc ser médium e trabalhar de forma "certinha" vc terá um escudo anti tudo...kkk  Jamais...

 Só o fato de ser uma pessoa correta, já é um bom indício para vc ser centrado e nada mais que sua obrigação, já que uma vez, estamos aqui para evoluir... Obviamente que as energias boas por perto, lhe darão uma proteção maior, desde que vc seja merecedor de tal prova que está passando..Mas naõ se esqueça...o caminho é seu....  a responsabilidade é sua.... e a tarefa a ser cumprida é de obrigação exclusiva SUA!

A entidades ajudam, mas não te carregam.....    Agora o couro....Essa disciplina de Caboclo está dentro de vc.... vc fará errado e o errado te acompanhará...O caboclo só dará a bronca....nada mais...kkk   Eles não punem ninguém...é vc quem se pune!

espero ter ajudado!
Axé!
por (356 pontos)
Amei o esclarecimento! Obrigada
tb gostei muito. obrigada
0 votos
No livro Mito e Realidade, você encontra a resposta para sua pergunta; que é essa:

"Entidade Protetora ou Guia, não bate ou castiga seu médium, ela respeita a sua opção e o livre arbítrio que lhe foi outorgado por Deus".

 concluindo a entidade; não apanham, castigam, seus mediuns, pois os respeitam. Tal esse respeito que temos que ter com eles. Fazer algo errado, a  conciencia do médim o condena.


Espero ter ajudado..

Marco Machado
por (54 pontos)
547 perguntas
1,169 respostas
4,547 comentários
3,531 usuários