Quando vc fala em Ogum precisamos deixar claro uma coisa:
OGUM ORIXÁ - Não incorpora na Umbanda... No candomblé, a incorporação desses emissários dos Orixás, são chamados de Imolés/Eborás! (Esses por sua vez estão presentes na Umbanda nas Coroações dos filhos mas não incorporam nos filhos de Umbanda, apenas se aproximam).
NA UMBANDA, Incorporamos seus falangeiros....Ou seja a incorporação são com os guias relacionados a Linha de cada Orixá.
Uma explicação bem direta do porque disso... Orixá é essência divina pura... Emissários diretos de Olorum...(Deus). Tenta imaginar a dimensão e força da energia "Orixá" Impossível um ser humano incorporar tal energia... Seria em uma pobre analogia, dando um exemplo bem simples, Uma formiga incorporar um Elefante!!!!
Já os falangeiros ( Que são as entidades mais próximas da Terra e as entidades que trabalhamos) essas sim estão ligadas a humanidade e incorporam nos filhos e aí se apresentam com os nomes que conhecemos...7 flechas, ogum Megê, Xangô das pedreiras e por aí vai com a inúmera e infinita linha desses irmãos nossos que se manifestam nas giram, dão consultas e passes mediúnicos.
Sobre a sua pergunta.... O cigarro seria pra entidade? A que vc trabalha com consultas?
Alguns terreiros não permitem que a entidade fume (até pq ela não fuma, ela apenas trabalha o elemento do fumo quando traga e lança sobre o consulente! O fato de ser um filtro ou não, sinto em informar, mas é mais ligado ao inconsciente coletivo... O filtro pode ser de qualquer cor.... Apesar que sempre vejo caboclos com charutos e não cigarro.
Enfim...Seu pai/mãe de Santo são os melhores a informar essas dúvidas, afinal cada casa tem uma forma de trabalhar.
Axé!