+1 voto
Olá irmãos, gostaria de tirar uma dúvida. Na ultima gira que eu fui, uma Oxum foi "intimada" a riscar o ponto por uma cambona. E a entidade se recusou, disse que até riscaria o ponto, mas quando ela quisesse e por um bom motivo. Como isso nunca aconteceu ficamos surpresos. Isso é normal? Ou será que não era a entidade?
Abraços e Axé
por
Orixa oxum? disse isso? Orixa na umbanda e nem no candomblé fala sabe disso ne? mas diante disso, e normal, não é o momento do guia riscar o ponto e ele não pode ser intimado ou obrigado a riscar, porque pode acontecer de o medium se for conciente ficar " nervoso, e interferir criando assim um ponto que não tem nada a ver com o guia, acaba interferindo na atuação da entidade, aceretando problemas futuros" pra mim o ponto riscado do guia so deve ser feito quando assim o guia quiser e estiver preparado.
Olá Henrique, nossa, não sabia que eles não falavam.. Lá onde frequento todos falam, Ogum, Oxum, Iemanjá, Xangô.. Todos eles falam :(
Tem linhas de Umbanda onde "as oxum" sao uma cabocla mais e NAO O ORIXA MESMO, como acontece na minha linha. Mesmo assim, as entidades de Oxum e Yemanja nao falam por seu tipo de energía, as Iansa podem falar mas bem pouco, assim como os Ogum e os Xango. Mas podem dar consutla porque sao guias e nao orixas.
Como disse arriba, um guia nao pode ser obrigado nei intimado a riscar. Eles riscam quando o medium estar pronto ou quando precisar por algum motivo.
Saravá

2 Respostas

+1 voto
Sofia, um cambone não pode obrigar um guia a riscar seu ponto. Pontos Riscados são símbolos que apenas a entidade de luz consegue desenhar, pois apenas ele conhece seus mistérios, se o médium estiver bem incorporado e o guia não quer riscar o ponto, ele não irá riscar.
por (70 pontos)
Ola Renan, obrigada por responder.. A minha duvida era ae realmente uma entidade só risca o ponto se quiser. Achei que quando fosse solicitado ela deveria riscar..
+2 votos
Sofia,

Em primeiro lugar: sobre riscar ponto. A Entidade só risca o ponto quando está em total sintonia com o médium e quando sente que ele está preparado. É todo um processo: primeiro a entidade vem sem falar. Depois começa a falar um pouco, depois começa a beber e a fumar dependendo da casa, fala com mais liberdade e por com risca seu ponto. A maioria das casas tem esse método, nem todas. Então é algo muito íntimo da entidade. Quando ela achar que deve riscar o ponto ela vai riscar.

Em segundo lugar: sobre Orixá falar. Como bem sabemos Orixás são energias puras. Não incorporam em ninguém e sim seus falangeiros. Provavelmente quem venha e fale no seu terreiro são os Caboclos dos Orixás: Cabocla de Oxum, Iemanjá, Ogum, Oxóssi e etc. Se é caboclo de trabalho do médium (aquele que vai dar consulta) então vem e fala normalmente. Agora se é para limpeza do terreiro, o representante do seu pai de cabeca, etc então muitos não falam mesmo. São entidades muito antigas e que trabalham de outra maneira. A gente fala que é o Orixá pois é uma entidade muito próxima ao Orixá. Digamos que é o representante direto dele na Terra, na coroa do seu filho, mas sabemos que são espíritos que trabalham sob a irradiação de determinado Orixá. Há uma discussão muito grande sobre Orixá falar e não falar. Estudos dizem que antigamente e até hoje em certas regiões da África eles falam, mas isso já é outro assunto.

A Umbanda e o Candomblé são religiões que ao desencarnarmos sairemos dessa terra sem conhecer metade do que realmente são.

Espero ter ajudado e não ter te confundindo.

Axé!!!
por
Boa trade
Gostaria de saber se um orixá tem maneira de segura a pemba pra risca ponto?
519 perguntas
1,107 respostas
4,514 comentários
2,820 usuários