Axé irmã, vou dar a minha opinião.
Todos somos espíritos imortais, certo? O espírito que seria a "Oxum" é uma das diversas representantes que trabalham para a Orixá Oxum.
Irmã, os espíritos sabem até quem será atendido na noite, quem dirá tentar pregar peça, eles veem tudo independente de estar ou não incorporado no médium.
No mundo astral, eles têm acesso a muito mais informação do que nós, na verdade lá é a grande escola.
têm uma história muito boa no livro do Robson Pinheiro " Os espíritos em minha vida" em que ele conta a "peça" que tentaram pregar numa preta velha, recomendo a leitura.
Mas resumindo a resposta, sim eles sabem ler e sabem muito mais coisas....Seria legal dar uma lida no Livro dos Espíritos de Allan Kardec, acho que pode te ajudar a esclarecer alguns pontos sobre a imortalidade, independente de sermos umbandistas somos espíritos encarnados e esse livro ajuda muito a entender algumas questões.
Espero ter ajudado!
Axé!!!