0 votos
Sempre tive liberdade para alimentar meus Exús no terreiro onde frequento, mas de um tempo pra cá a mãe de santo e as ekeds não me deixam mais colocar agrados. Sinto a energia dos meus Exús mostrando indignação, mentalizo a eles que isso não é minha culpa, já perguntei o que está acontecendo mas ninguém me responde. O problema é que isso está me deixando agitada, agressiva e nervosa com a casa e as pessoas de lá.
por
Bom dia. O que seria alimentar Exus? Sou umbandista e na casa a qual atuo como medium fazemos uma oferenda coletiva anual as demais oferendas sao trabalhos especificos para agradecimento ou quando "nós" estamos necessitando desse axé. Mas guia fazer bico porque nao recebe oferenda, nao concordo com isso e acho que vc esta precisando equilibrar suas energias através de banhos passes e analisar o que esta ocorrendo na sua vida que esta te deixando fora de prumo, nem tudo é só material mas também nem tudo é só espiritual.

2 Respostas

+1 voto
Olá irmã,

A pessoa que pode melhor lhe responder é a sua Mãe de Santo.

As práticas nos Terreiros de Umbanda variam muito, Brasil afora, mas, oferendar é algo muito normal na religião. Há Terreiros que fazem Giras fechadas só para que cada médium 'cuide' de seus Guias, oferendando, incorporando e desenvolvendo mais a mediunidade. Há outros que preferem fazer Giras nas Matas ou Santuários, e assim realizar oferendas nestes locais.

O que não concordamos é com a proibição e a falta de uma justificativa.

Você é livre para exercitar sua religiosidade. Caso não tenha uma resposta satisfatória de sua Mãe de Santo, vemos duas possibilidades: 1) continuar na Casa e fazer suas oferendas noutro local, por conta própria; 2) mudar de Terreiro.

Axé!
por (338 pontos)
Muito bem colocado irmão quando fala sobre práticas variadas, e sobre os cuidados destinados ao desenvolvimento mediúnico dessas entidades. Repetindo aqui sou de Candomblé Nação Angola, daí existem algumas diferenças. De fato não tenho uma resposta satisfatória da minha zeladora, e por uma questão de preceito (sou recém catulada) não posso entrar em certos lugares para dar oferendas, estou restrita no momento. Estava tentando entender, saber se alguém já passou por isso. Não pretendo sair da casa, espero conseguir resolver, talvez alguma troca de informações equivocadas foram levadas a minha zeladora. Vou aguardar. Obrigada!!!
0 votos
Olá, sou de Candomblé nação Angola, é fato que existem diferenças na ritualística das religiões africanas e suas nações,e também nas afrodescendentes. É de praxe que antes de cada gira de exú façamos um pequeno agrado, isso é uma firmeza, um momento de agradecimento.  Obrigada por tentar me ajudar!
por

Categorias

593 perguntas

1.2k respostas

4.6k comentários

261k usuários

593 perguntas
1,239 respostas
4,596 comentários
261,353 usuários