0 votos
Gostaria de saber o motivo de se fazer oferendas para exus em encruzas em + e para pomba-giras em encruzas em T. Qual o fundamento desta diferença? Obrigado!
por

2 Respostas

0 votos
Olá irmã (o),

Realmente, há muitas controvérsias sobre este tema. Uma justificativa que nos parece razoável (do ponto de vista cultural e antropológico) é a que está no rodapé da página 111 do livro "Esquinas Sagradas". Veja no link: https://books.google.com.br/books?id=4QK7v3Lu6jQC&pg=RA1-PA11&lpg=RA1-PA11&dq=porque+encruzilhada++x+ou+T&source=bl&ots=NgJKY-u1rn&sig=iiOn2ZZuQVsO-Q-JMOFW2gIgiXw&hl=pt-BR&sa=X&ved=0CC4Q6AEwAmoVChMIpZOY_JapxwIVRZSQCh3tnA_r#v=onepage&q=porque%20encruzilhada%20%20x%20ou%20T&f=false

Axé!
por (472 pontos)
Muito obrigado pela resposta irmão! Axé
0 votos
O que eu entendo além da explicação do livro citado pelo irmão acima é que:

Exú na encruzilhada em X = encontro dos 4 caminhos e as possibilidades norte, sul, leste e oeste.  O encontro das encruzilhadas é de Ogum, Coordenador dos caminhos...Mas Exú está nos encontros de todos eles, dando proteção e abrindo cada corte de caminho.

 Já as Guardiãs, estão em T, Muito é pela influência cultural (não tenha dúvida) infelizmente associadas as moças da vida que ficavam oferecendo seus serviços nas esquinas da vida.. (mas não acredite  nisso... Como reintegro o pensamento, essa é uma definição popular).

Na minha concepção, não existem só as encruzas em T para moças e sim múltiplos locais, como calungas grandes e pequenas (calunga grande = Mar, Calunga pequena = Cemitério), campos, matas, e as encruzilhadas.  MAs acredito que o fato de todas elas trabalharem com o DESEJO e esse desejo não ser necessariamente o desejo carnal, mas sim o desejo no sentido mais amplo da vida (desejo de um bom emprego, de uma carreira promissora, de uma pessoa, de materiais, desejo de caminhos etc).
por (356 pontos)
517 perguntas
1,107 respostas
4,514 comentários
2,818 usuários