0 votos
Tenho dúvida quanto a essas duas entidades/orixás.. as duas são da linha da água e parecem ter quase a mesma função, Oxum seria uma cabocla de Iemanja?

também ouvi dizer que quem é filho de Oxum é filho de Iemanja e vice-versa?

por favor, me respondam quem puder, vai me tirar essa minima duvida... sou nova na umbanda

OBRIGADA DESDE JA
por

2 Respostas

0 votos
Bom dia Irmã, tudo bem?

Seja bem vinda a Umbanda, que Ela possa te trazer muito conhecimento e discernimento.

Vou tentar responder suas pergunta...

Oxum é um Orixá assim como Yemanjá, desta forma não podemos dizer que Oxum é uma Cabocla de Yemanjá porem podemos encontrar entidades que trabalhem nas duas vibrações. Lembre que Oxum e Yemanjá são Orixás.

Oxum trabalha na vibração das Águas Doces enquanto Yemanjá trabalha na vibração das Águas Salgadas, conhecido também como Kalunga (Cemitério) Grande pelo fato das grandes embarcações naufragadas.

Sobre o assunto de ser Filho, pode acontecer de um Filho ter os dois Orixás na sua coroa porem isso não é uma regra como você colocou... Lembro que nossa coroa é formada por 3 Orixás sendo 1 Orixá Regente, Ancestral ou de Frente que rege nosso espírito desde o nascimento (considere todas as encarnações) e 2 Orixás que regem esta encarnação e que geralmente é formado por um Casal de Orixás (um Masculino e outro Feminino).

Espero ter ajudado.

Att,

Tarso Cardoso
por (208 pontos)
0 votos
ola  então Oxum e Iemanjá são duas divindades do candomblé, ambas mulheres e com forças e lendas distintas ...
Oxum dona do ventre,dos relacionamentos mãe,e muito vaidosa  dís a lenda que ela era uma rainha também e tinha uma cidade em africa com seu nome, Oxum sempre vaidosa e muito linda era mulher de xangô. a Oxum se pede saúde,e que ela interceda em relações afetivas com dificuldades e que ela também proteja em sua gravidez, Oxum delicada,mãe,dona da beleza e do brilho a ela se da o ouro a cor dourada amarela...

Iemanjá- mãe dos Orixás, com seios fartos,dona do pensamento,mulher de Oxalá,muito séria e também guerreira no contexto geral, criou alguns filhos que eram de outras mães assim como (Xapanâ omulú ) a ela  se pede paz,harmonia,que ela interceda nos problemas de depressão, Iemanjá mãe e muito intensa e preocupada com as pessoas. protetora dos que tem dificuldades ,e dona do mar e suas energias ´ja Oxum mãe das águas doces(neste caso Iemanjá e Oxum são Orixás divindades e não caboclos e não são as mesmas entidades que se cultua lá na umbanda, no Candomblé é diferente) Iemanjá se dá a cor azul muito claro,e o prata e também verde muito claro no meu caso oferecemos a cor azul somente. Iemanjá e muito conhecida em todo o Brasil e cultuada e também em vários locais do mundo(principalmente em Cuba-Africa-Brasil- Argentina Uruguai. em cultos como Nação Batuque e candomblé) -Já em Umbanda com questões que assemelham mas que na real não são as mesmas Entidades- Já que Iemanjá em Candomblé não é um espirito Ou seja não viveu neste plano e nem mesmo desencarnou Ou seja São Divindades e não espiritos. Na umbanda são energias diferentes na maioria espiritos evoluidos e suas forças  irradiações digamos assim de Iemanjá e Oxum no contesto geral.  Por isso digo são entidades e cultos diferente,na Umbanda  Iemanjá não seria propriamente dito um Orixá como no candomblé jamais, e sim uma irradiação destas divindades sendo elas Janainas,sereias,caboclas etc... Mas Iemanjá por ser um Orixá de cultura  yoruba jamais seria a mesma na Umbanda por Umbanda ser uma das únicas religiões fundadas no Brasil... O que gera muitas confusões com o candomblé por algumas pessoas e muitos adeptos  misturarem  muito as energias e entidades os nomes iguais e tudo mais..Porem a verdade  é que existem diferenças muito fortes entre estas religiões...Espero ter ajudado um pouquinho na resposta.
*yuri de iemanja /youtube*
por
A paz de Cristo Jesus irmão.   Conhecereis a verdade e a verdade o libertará.      Jesus é o caminho, a verdade e a Vida. Deus Todo Poderoso criador de todas as coisas, Jesus o filho Salvador e o Espirito Santo Consolador. conheça essa verdade e terás muita sabedoria. fica na paz.
541 perguntas
1,155 respostas
4,533 comentários
3,163 usuários