0 votos
por (54 pontos)

3 Respostas

+1 voto
Olá Shirley.

Exu é um orixá, ou seja uma força da natureza que representa o Vigor por si só.
por isso ele tem uma energia positiva que por si só não se ativa e contrabalanceando é necessario a força da Pomba Gira que é o estimulo que ativa o vigor

Masculino e Feminino

A força capaz de gerar a vida e o que desencadeia o caos.

Os espiritos humanos que mais tem sintonia com essa força vibracional, vibram no chakara sexual.

No entando são entidades que usam a força sexual para curar e direcionar aos que são escolhidos na hora do atendimento.

Os pontos cantados são a força do Som (orixa Ogã) que conduz o canal vibracional para o medium, no entando para se direcionar uma força sexual, algumas vezes são utilizados palavras que tenham esta mesma energia.

Lembrando que o Sexual é visto como vulgar por uma questão cultural, mas puramente se trata de um interesse natural de todas as especies de se reproduzirem.

Todos nós fazemos sexo, e é algo natural só que pela sociedade e a cultura é comum herdarmos preconceito e recalque em relação a isso.

Espero ter ajudado.

Gratidão.
por (104 pontos)
0 votos
Olá Shirley... saudações Umbandistas !...

A principio pensei que você estava se referindo aos Exus como se fossem "vulgares"....depois percebi que você se refere às letras dos pontos cantados para Exu...

"olá à todos, alguém pode me esclarecer por que tem pontos cantados para Exus tão vulgares?"

Como nosso mano Lobo Maru explicou a energia da linha dos Exus é mesmo voltada para a sexualidade.... isso faz parte da vida....sem isso seria impossível a reprodução humana... procure ver quais são as "ferramentas" que pertencem ao Orixá Exú ....

E é voltada para a sexualidade, muitas vezes mal interpretada e divulgada, que em alguns pontos cantados para Exu, são usadas palavras que nos remetem a coisas do sexo....

Um erro grosseiro que muita gente comete é achar que Pomba-Gira é uma mulher que se insinua 'SEXUALMENTE"... Pomba-Gira usa a energia da 'sensualidade"....

Em outras palavras, sensualidade é a arte de encantar pessoas através de gestos e atitudes, e sexualidade é a pratica sexual em si.
 
Mas um cuidado deve ser observado quantos aos "exus"..... nem todos são "coroados"... e em muitas casas costumamos ver "quiumbas" se passando por exus... e é nessa hora que se confundem "sensualidade" e "baixaria"...

AXÉ manos !
por (340 pontos)
editado por
0 votos
Olá Shirley

Apesar das respostas abaixo estarem corretas em relação ao tipo de energia utilizada pelas entidades, na questão prática dos pontos cantados e pelo estilo da sua pergunta se referindo a aqueles pontos realmente incompatíveis com a energia de um guardião ou guardiã que trabalha na lei eu te exponho o seguinte:
Exu e Pombogira (PG) no passado sempre foram apontados como entidades maléficas, demônios, espíritos de assassinos, prostitutas e ladrões, o que não é totalmente desconexo dependendo da história de alguma das encarnações desses espíritos, mas isso é outro assunto.
Na questão dos pontos, sejam vulgares, violentos, pesados ou falando de inferno e oferendas de sangue etc, acredito que venha de pessoas tentando colocar um pouco de si e suas fantasias no ponto cantado e não de entidades. Sabemos bem que alguns pontos simples utilizando metáforas podem ter significado muito mais profundo e lógico do que pontos falando que exu matou e comeu até os ossos de alguém.
Na casa que frequento em particular, não é permitido cantar pontos que tenham esses exageros ou linguajares pelo fato de que uma pessoa que busca uma casa de Umbanda pela primeira vez e não entende os processos e fundamentos do que está acontecendo, quando ouve pontos dessa natureza com certeza vai sair de lá apavorado e ainda, antes disso, vai vibrar energias de medo ou malícia em seu pensamento enquanto estiver conectado a essas cantigas.

A Umbanda em algumas casas infelizmente ainda é muito enfeitada (negativamente) e carrega muitas manchas daqueles que tentam sujá-la com suas próprias mazelas internas, o que faz com que aqueles que realmente a amam buscam compreende-la tenham que lutar diariamente para limpa-lá um pouco de toda essa poluição mental criada à sua volta.

Espero ter ajudado.
por (616 pontos)
541 perguntas
1,152 respostas
4,531 comentários
3,107 usuários