0 votos
Frequentei um terreiro que dizia ser de vertente umbanda pé no chão, mas desconheço o termo, e também gostaria de saber qual a diferença entre os tipos de umbanda, se não for incômodo.
por

2 Respostas

0 votos
Olá irmão,

Há muitas vertentes de Umbanda. Esta que se diz "pé-no-chão" possivelmente procura trabalhar os princípios mais tradicionais da Umbanda, lá da época de sua fundação.

Em geral, o que todo Terreiro de Umbanda deve praticar é: caridade, não cobrando consultas; aberto sempre a todos, sendo ou não da religião; não discriminar ninguém; ter o amor como norte, atendendo ao próximo com respeito e dignidade.

No mais, cada vertente muda nomes, rituais, vestuário, Pontos, mas trabalhando para o Bem, cabe a cada um de nós escolher o melhor local para frequentar, aquele em que se sente melhor.

Axé!

Veja também: https://umbandaeucurto.com/featured/umbandas-ou-vertentes/
por (520 pontos)
0 votos
Umbanda pé no chão se refere a doutrina e ensinamentos recebidos pelo espírito Ramatis através do médium Norberto Peixoto, como uma direção própria de alguns preceitos e ensinamentos de Umbanda ditados por esse espírito em específico, existem uma série de 3 volumes se não me engano, nomeados de "Umbanda pé no chão" que contem os ensinamentos direcionados desse espírito dentro do enorme Universo umbandista, para se tornar mais uma das muitas ramificações de Umbanda existentes. Existem vários lugares onde você pode pesquisar a Umbanda e suas vertentes, cada uma ligada a uma base comum à todas, mas com elementos e ritualísticas específicas dentro do culto umbandista. São várias para citar e cada uma com suas particularidades.
Ao meu ver, desde que alçadas nas diretrizes básicas da Umbanda, todas as suas ramificações são válidas e devem ser respeitadas. Não existe "espiritualidade errada" mas sim atitudes humanas vaidosas, egoístas e manipuladoras que que estão erradas em algumas casas que se dizem umbandistas.
por (700 pontos)
O Terreiro de "Umbanda pé no chão" é necessariamente de terra?
547 perguntas
1,169 respostas
4,547 comentários
3,524 usuários