0 votos
Estou observando que mutos aqui não ENTENDEM o que é a Umbanda...

Sou novo aqui no fórum e mesmo com muitos anos de Umbanda ainda quero e preciso entender muitas coisas...

Em primeiro lugar quero deixar claro que , depois de muitos anos entendi que a Umbanda não tem mistérios...

Umbanda não foi criada por ninguém.... Umbanda é a maneira de se praticar a Vida.... Umbanda é a Vida !....

Devemos viver para evoluir, praticando o bem e respeitando as energias que nos permitem estar aqui...

Somos todos fragmentos de uma energia maior e essa nossa energia é  espírito...Esse espírito está em evolução, assim como tudo está em evolução...

Como temos o livre arbítrio, a autorização para fazermos tudo do jeito que achamos melhor, as vezes ficamos em dúvidas e é quando recorremos ajuda de alguém mais experiente...

Gostaria de ajudar e ser ajudado aqui nesse fórum, pois vejo isso aqui como um ótimo caminho para o  entendimento...

Saravá a todos !!!

AXÉ !!!

Laercio de Oxossi
por (432 pontos)
editado por

2 Respostas

0 votos
Olá amigos e irmãos de fé !

Como ainda não responderam a minha pergunta, peço licença para colocar uma matéria, que para mim é a melhor de todas as que eu li....

No meu entendimento a Umbanda é a Vida !... Nascemos na Umbanda....

Observem nessa matéria esse trecho : "Tempos depois Zélio foi acometido por uma estranha paralisia, para o qual os médicos não conseguiram encontrar a cura. Passado algum tempo, num ato surpreendente Zélio ergueu-se do seu leito e declarou: “Amanhã estarei curado”. No dia seguinte começou a andar como se nada tivesse acontecido. Nenhum médico soube explicar como se deu a sua recuperação. Sua mãe, D. Leonor de Moraes, levou Zélio a uma curandeira chamada D. Cândida, figura conhecida na região onde morava e que incorporava o espírito de um preto velho chamado Tio Antônio."...

Antes de Zélio anunciar a Umbanda ela já era praticada....

Segue o link da matéria....

Espero que aproveitem para entendimento do que é a Umbanda...

AXÉ !!!...

https://www.paimaneco.org.br/2017/07/20/historia-da-umbanda-caboclo-das-sete-encruzilhadas/
por (432 pontos)
0 votos
Eu acho que a resposta depende do contexto que você está perguntando. Se você deseja saber o que é Umbanda em seu contexto simples, a resposta é: Umbanda é uma religião brasileira, fundamentada em 15 de novembro de 1908 pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas através da mediunidade de Zélio Fernandinho de Moraes no Rio de Janeiro (mas sim, ela já existia, apenas não tinha um nome e bases de fundamento ainda).
Ela possui raízes ou fundamentos vindos do Candomblé africano, da Pajelança indígena brasileira, do Espiritismo francês e do Cristianismo romano principalmente. Segundo as palavras do fundador da Umbanda, ela é: A manifestação do espírito para a prática da caridade.

Agora dentro das suas respostas outras perguntas deveriam ser formuladas para um melhor entendimento, por exemplo:
O que a Umbanda significa para você?
O que a Umbanda influencia na sua vida?
Como você vê a Umbanda?

Digo isso porque existe a visão geral do que é a Umbanda e a visão pessoal do que é, são coisas diferentes
por (802 pontos)
Olá FC....

Quando formulei a pergunta foi com a intenção de obter mais algumas informações a respeito...

Nada acontece por acaso....e no meu humilde entendimento, o Sr. Zélio Fernandino de Moraes, a quem respeito muito, foi escolhido para anunciar algo que sempre existiu...

E o fez muito bem, através de uma Entidade que deu o nome de Caboclo das Sete Encruzilhadas..

Tudo foi feito com muita "simplicidade", em contraponto ao "espiritismo" que era praticado desde que "Kardec" o divulgou através de seus livros...

Hippolyte Léon Denizard Rivail , mais conhecido como Kardec, depois de 50 anos de idade passou a se interessar pelos fenômenos espíritas...

E foi muito bom isso pois abriu um leque de ensinamentos que são seguidos até hoje.

Resumindo, tinha que ser assim....

Obrigado por ter colocado sua visão sobre o assunto e espero que outras pessoas possam colocar também seus entendimentos...

Afinal...ninguém é dono da verdade...

Desde que o "primeiro homem" passou a respeitar os fenômenos naturais,  
assustado com as energias desses fenômenos, fica conhecida a Umbanda.

Esse é o meu entendimento e por isso eu digo que Umbanda é tudo....Umbanda é a Vida !...

AXÉ !!!...
593 perguntas
1,239 respostas
4,596 comentários
261,301 usuários