0 votos
Fiquei curioso pois tenho lido tantas coisas a respeito....

"Vela ou candeia é uma fonte de luz que consiste tipicamente num pavio inserido num combustível sólido, tipicamente parafina. A função do pavio é ser queimado no intuito de produzir fogo, e este, por sua vez, iluminar o ambiente. Além da parafina, existem outros combustíveis que podem ser utilizados, como o azeite e outros óleos vegetais.

A vela é uma fonte de luz utilizada desde tempos remotos, quer na sua forma simples ou acopladas em lanternas, utilizadas muito antes da descoberta da lâmpada e outros sistemas de iluminação eléctricos."

Entendo também que existe algo em "RESPEITO" ao fogo !....

Aguardo os comentários dos irmãos...

AXÉ !!!
por (436 pontos)

3 Respostas

0 votos
com a vela também temos representados os 4 elementos o fogo (chama),ar(oxigenio),terra(parafina),agua(parafina no estado liquido).muitos acreditam qua vela firmada abre um portal para entrarmos em contato com a entidade.
por
Obrigado por sua resposta.... tem lógica....

Eu tenho as minhas interpretações a respeito.....
O FOGO é o principal fator para se "sintonizar" com a Divindade...
Ele nos fornece a LUZ... como o SOL, que nos ilumina e nos dá a oportunidade de viver...

Quando acendemos uma vela ritualisticamente, devemos colocar um copo com água junto a essa vela, em homenagem a ÁGUA pois sem ela não conseguimos viver...

o SOL e a ÁGUA são os elementos que juntos com o AR nos dão a oportunidade de encarnar no planeta TERRA...

Mais uma vez obrigado por responder a pergunta...

AXÉ...

ET. Só para ajudar a entender o que eu penso...

"O fogo é resultado de uma reação química provocada por três ingredientes: oxigênio, combustível e calor."
0 votos
Boa tarde...
Com todo respeito quero deixar uma resposta bastante simples (no meu entendimento)... Acender uma vela é "iluminar" um ambiente.... LUZ...... Ritualisticamente quando acendemos uma vela estamos pedindo LUZ ... que nossos caminhos sejam ILUMINADOS... e pedimos ajuda de um "santo".... uma "entidade"....

"Ao criar a vela, a humanidade foi, literalmente, tirada das trevas. Antes da invenção da lâmpada, eram as velas que iluminavam todas as residências, dos palácios aos casebres de várias partes do mundo. Foi à luz de velas que grandes escritores fizeram seus livros, que cientistas elaboraram teorias geniais, que exímios músicos encantavam platéias séculos atrás.

A vela não foi criada por uma pessoa, em um lugar específico. Foi, isso sim, produto de muitas mentes e épocas. Ao longo da história, teve inúmeros formatos. Antigamente eram feitas de gordura de animais envolta em tecidos ou fibras vegetais. No Egito, pequenos pavios de tecido mergulhados em óleos eram muito comuns. No século 13, na França, perpetuou-se a tradição de receber artesãos que viajavam de casa em casa confeccionando velas feitas de gordura de baleia. Já entre os romanos era usada cera de abelha.

Na segunda metade do século 18, a companhia de gás de Londres introduziu o espermacete na iluminação pública. A substância tinha combustão mais lenta e gerava menos custos à administração da cidade. A parafina, de que são compostas as velas modernas, só apareceu em 1854. Atualmente ão usadas estearina e parafina ou misturas dessas substâncias derivadas do petróleo."....

FONTE : https://super.abril.com.br/historia/vela-2/
por (436 pontos)
0 votos
Acredito que sendo a vela um objeto usado em todas as civilizações, uma só resposta seria muito pouco pra explicar algo tão grande.

Minha contribuição para o assunto é de que a vela por si só é um objeto que além de comportar em si os quatro elementos, é extremamente poderoso por conseguir controlar e segurar em si um dos elementos mais importantes do mundo: o Fogo.

A vela domina o fogo, mantem a chama em uma proporção equilibrada, consegue além de controla-lo, levá-lo a onde o possuidor quiser e é muito simples de ser manuseada. Tão importante quanto conhecer o objeto (vela) é entender que ela é capaz de segurar o Fogo em si, o que por si só é mágico, genial, grandioso. Para o entendimento além da vela precisamos estudar melhor sobre o fogo também, afinal a função específica da vela é domina-lo.

Como o Elemento Fogo tem associação direta com a Vontade (não confundir vontade com desejo) uma pessoa pode colocar na vela uma intenção específica, um pedido, e o fogo que representa a vontade pode emanar constantemente a vontade daquele pedido, energizando- o e fortalecendo.

Enfim, daria pra escrever um livro ou até vários sobre a utilidade, importância e força da vela, a grandiosidade desse objeto é imensa!
por (756 pontos)
Olá mano...
Antes de mais nada....como você fez para trocar seu "nick"....?....rsss

Li sua resposta mas achei que você não respondeu a pergunta....Qual o fundamento ?...

No meu entendimento continuo a dizer que:  "Ritualisticamente quando acendemos uma vela estamos pedindo LUZ ... que nossos caminhos sejam ILUMINADOS... "

E você colocou algo sobre o domínio da vela sobre o fogo  (pelo menos foi o que entendi)...e que eu não concordo....

Quero dizer que o FOGO ACABA COM A VELA !....

Mas gostei de suas colocações....deu para pensar muito sobre o assunto..

Valeu !...

AXÉ !!!
Salve!
Clica no seu nome em uma resposta que vai pro seu perfil, lá você altera o nome

Minha resposta basicamente está nessa parte:
"Como o Elemento Fogo tem associação direta com a Vontade (não confundir vontade com desejo) uma pessoa pode colocar na vela uma intenção específica, um pedido, e o fogo que representa a vontade pode emanar constantemente a vontade daquele pedido, energizando- o e fortalecendo."

Eu entendi seu entendimento mas acho que é possível pedir luz mesmo sem uma vela, então pode ser um complemento, de qualquer forma, talvez seu entendimento se encaixe no que eu expliquei acima.

Sim, o fogo acaba com a vela lentamente, porém ele o mantém por muito tempo e em uma proporção controlada, além de poder ser transportado. E no mais, o fogo acaba com as coisas pois ele tem a ver com transformação também, porém, assim que ele acaba com uma coisa, ele também acaba. Interessante reflexão
582 perguntas
1,207 respostas
4,588 comentários
14,602 usuários