0 votos
Leia essa matéria antes de responder...

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/12/1721455-infanticidio-de-indios-ainda-e-comum-em-aldeias-da-amazonia.shtml

Tradição cultural... Esse assunto é pouco comentado na mídia...Muita gente não tem conhecimento...

Veja mais nessa matéria que foi ao ar em dezembro de 2014...

https://globoplay.globo.com/v/3815997/
por (368 pontos)
editado por

2 Respostas

0 votos
Melhor resposta
Salve Laércio

O que eu acho é que isso é uma cultura presente na tribo e que como tal deve ser respeitada. Já tenho conhecimento desse assunto e não pensaria de forma diferente da que expus.

O "infanticídio" que é um termo do homem "branco civilizado" é um termo que muito provavelmente os índios desconhecem. A cultura de um povo não deve ser subjugada ou retaliada por outro. A ideia de família que temos hoje nasceu no romantismo e foi disseminada pela igreja católica como a "certa", porém isso não é obrigatório no resto do mundo.

O que é errado para uma pessoa, não é para outra. Morais e dogmas impostos na sociedade "civilizada" não devem ser obrigatórios em culturas diferentes. Já basta tudo o que foi feito aos índios do Brasil... Acho que antes da mídia especializada se preocupar com índios seguindo seus rituais e tradições ela deveria divulgar incessantemente o maior genocídio que aconteceu na humanidade até hoje e não é falado: O genocídio dos portugueses em relação aos povos indígenas, primeiro colocado seguido do genocídio escravagista e do terceiro e mais "popstar" que foi o nazista.

Na China, cozinham vivos os cachorros e comem em festivais enquanto aqui os temos como animais de estimação. Na Índia, a vaca é venerada e sagrada e o povo bate cabeça pra ela enquanto aqui a gente faz churrasco no domingo. Porque não podemos simplesmente respeitar a cultura indígena ao invés de querer coloca-los na nossa "caixinha civilizada"?

Deixo aqui minha reflexão e opinião. Não espero que concordem, assim como os índios não esperam ter que seguir regras e condutas que não os identificam como povo e cultura distinta
por (690 pontos)
selecionada por
Salve mano !....

Já marquei como a melhor resposta pois acredito que ninguém consiga mudar uma vírgula do que você escreveu...

Fico triste com o fato das pessoas não colocarem seus entendimentos sobre a Umbanda..

E fico mais triste ainda quando observo que a grande maioria não se interessa em PRATICAR  a Umbanda...

Ainda bem que existem pessoas como você, mas que ainda não se pronunciaram...

Talvez por insegurança... talvez por falta de "entendimento"... Mas pelo que estou observando também não fazem nada para melhorar...

É por isso que muitos se aproveitam dessa "insegurança" e criam "modismos" para tirar proveito da Umbanda...

Sei que você não aceita isso....para mim a Umbanda é tudo !.... Umbanda é a Vida !....

Agradeço a sua coragem em deixar seu entendimento aqui para que possamos "debater", isso se alguém tiver a "coragem" de deixar uma resposta sobre o assunto....

Valeu mano !...
0 votos
Olá mano ...

Vou deixar aqui o que escrevi no "comentário" pois não sei se todos conseguem ler o que se escreve ali ...

Salve mano !....

Já marquei como a melhor resposta pois acredito que ninguém consiga mudar uma vírgula do que você escreveu...

Fico triste com o fato das pessoas não colocarem seus entendimentos sobre a Umbanda..

E fico mais triste ainda quando observo que a grande maioria não se interessa em PRATICAR  a Umbanda...

Ainda bem que existem pessoas como você, mas que ainda não se pronunciaram...

Talvez por insegurança... talvez por falta de "entendimento"... Mas pelo que estou observando também não fazem nada para melhorar...

É por isso que muitos se aproveitam dessa "insegurança" e criam "modismos" para tirar proveito da Umbanda...

Sei que você não aceita isso....para mim a Umbanda é tudo !.... Umbanda é a Vida !....

Agradeço a sua coragem em deixar seu entendimento aqui para que possamos "debater", isso se alguém tiver a "coragem" de deixar uma resposta sobre o assunto....

Valeu mano !...
por (368 pontos)
Salve Laércio
Pra mim é sempre um prazer e que bom que você trás temas interessantes aqui

Sinceramente, eu me entristeço é com os donos do site que deixaram o fórum como ferramenta esquecida no site. Existem outros interesses maiores para eles e bom ou mal, temos que respeitar.

De resto, continuamos nós, movimentando o fórum aqui né, e aqueles que tem sorte de achar na página o botão para ele

Um abraço e muito axé Laercio!
546 perguntas
1,164 respostas
4,539 comentários
3,385 usuários