0 votos
Me disseram que não se utiliza palito de dente em entregas para Ogum, disseram e uma afronta a Ogum.
por

3 Respostas

0 votos
Olá Marcos...
Salve a Umbanda !...
Essa questão de fundamentos vai de encontro aquilo que eu entendo sobre a Umbanda...
Cada um tem a sua Umbanda...
Cada casa tem as suas regras e cria seus fundamentos...
E como Umbandistas que somos devemos repeitar essas regras... mesmo que alguns não aceitem...
Sinceramente eu entendo que Orixá, que é algo tão superior , não vai se sentir afrontado com o uso ou não de um simples palito de dente...rsss
Boa sorte irmão !...

AXÉ !...
por (424 pontos)
Olá Laercio!!!

Eu também entendo assim, muito obrigado pela ajuda irmão.

Salve a Umbanda.
0 votos
Salve Marcos

Olha, eu particularmente nunca ouvi falar, assim como nunca ouvi falar na necessidade de colocar palito de dente em tal oferenda também. Poderia ser algo considerado como "quizila" dentro de alguns terreiros com vertentes mais puxadas ao Candomblé, mas nem sei se na época dos cultos africanistas e oferendas já existia palito de dente, então não posso te dizer.

O certo era consultar dirigente ou os mais velhos da casa que você costuma frequentar, as vezes não é porque não vemos lógica que não tenha determinado fundamento, mas o melhor é sempre busca-lo até como aprendizado pessoal e para ensinar os próximos. Apesar da espiritualidade evoluir, algumas coisas não podem e não devem ser mudadas.
Sei que não ajudou muito, é só minha visão acerca da sua questão
Um abraço,
Axé
por (770 pontos)
Olá mano !....

Gostei disso "Apesar da espiritualidade evoluir, algumas coisas não podem e não devem ser mudadas."....

Vou publicar uma pergunta sobre ..... para saber quais seriam as coisas que não podem serem mudadas...rsss

Já notou que não concordo muito com isso....mas não se zangue...rsss

Abraços...
+1 voto
O PALITEIRO DE OGUM E NORMALMENTE FEITO COM A FOLHA DO DENDEZEIRO EM FORMA DE PALITO QUE TEM O NOME DE MARIO OU MARIWO,O DENDEZEIRO E DEDICADO A OGUM.COMO E DIFICIL DE ENCONTRAR EM ALGUMAS REGIOES E TEM UM PREÇO ELEVADO NORMALMENTE SE USA PALITOS DE CHURRASCO,AO MEU VER MELHOR QUE PALITOS DE DENTE.
por
Ótima contribuição Rene!
Olá mano Rene.... bom ter vc por aqui...

Mas eu nunca ouvi falar em "paliteiro de ogum"....

Poderia explicar melhor isso ?

AXÉ mano !!!
582 perguntas
1,231 respostas
4,589 comentários
34,000 usuários