0 votos
A pegunta tem relação com os "fundamentos" que cada Casa de Umbanda cria...

Deixe alguns exemplos sobre os fundamentos que, na sua opinião, não podem serem mudados...

Obrigado....
por (408 pontos)

2 Respostas

0 votos
Salve Laércio

Estamos aqui no nosso diálogo novamente hahaha

Então, eu particularmente começo minha resposta com o enunciado da pergunta:

Eu creio que Apesar da espiritualidade evoluir, algumas coisas não podem e não devem ser mudadas...

Sinceramente, ontem em especial conversando com a minha esposa sobre o porque a gente vai ao terreiro e porque nos incomodamos as vezes com quem ta fazendo certo e quem ta fazendo errado, chegamos a uma conclusão: É tudo do nosso ego.
Se fosse pra discorrer sobre isso, daria uma tese e não uma resposta curta, então resumo a isso, mas enfim, quero voltar à sua questão:

A espiritualidade evolui sim, isso é fato consumado. Os espíritos que chamamos de entidade não congelaram no tempo/espaço, eles aprendem, evoluem, aprendem sobre nossos costumes e tecnologias atuais. Achar que um Caboclo ou Exu tá preso na mata ou no tempo deles pra mim é no mínimo ignorância, mas isso é minha visão. Achar que um caboclo não sabe o que é um celular é inocência... Ele pode não saber mexer, tirar selfie ou atualizar as configurações, mas ele sabe o que é e qual a finalidade.

Agora, apesar da espiritualidade evoluir, algumas coisas não podem e não devem ser mudadas, principalmente os fundamentos. Porque?

Então suponhamos que a espiritualidade evoluiu. Isso que vou dizer ouvi num audio do próprio Zélio quando foi questionado: "Zélio, mas os Orixás sendo divindades e tal, ainda necessitamos fazer oferenda para eles?
A resposta é simples: Isso é coisa que não muda. Estamos vivendo uma experiência material nesse plano e inevitavelmente, uma das formas de interação com o plano espiritual é através de elementos espirituais. Achar que uma defumação, uma vela, uma pólvora, ervas etc; não são ou não serão mais necessárias porque a espiritualidade evolui é não entender porque esses elementos são usados. E digo isso porque já vi gente querendo dizer que esses elementos já não são mais necessários...
Quando você faz uma oferenda ao Orixá, ele não vem ali comer. Simplesmente a fruta, a erva, a comida, a vela, suas cores, cheiros e sabores contém o Axé daquele Orixá que você está oferecendo e dessa forma, é muito mais fácil a conexão e recebimento do Axé, tanto pra ele quanto pra você. É matemática simples. E é por isso também que cada Orixá tem seus elementos e não é simplesmente fazer uma salada enfiando tudo quanto é coisa misturada.

Eu ouço bastante as pessoas hoje em dia tentando mudar fundamento de Umbanda, com a premissa de que "espiritualidade evolui".
(Fundamento: CONSTRUÇÃO p.us. base, alicerce.)

Se tudo evolui e fundamentos não precisam mais serem seguidos, é hora de ao invés de colocar, cimento e ferro na fundação de um prédio, a gente colocar massa de pão e gravetos e claro, fazer oração e tudo vira mágica e o prédio não cai. Será???

Minha opinião.
Espero contribuir para o debate!
por (744 pontos)
Gostei mais dessa definição aqui...

2. Fundamento
Significado de Fundamento Por Dicionário inFormal (SP) em 09-03-2010    
Tem razão de ser, tem base para sustentação.

O que eu te disse tem fundamento!

Axé !
0 votos
SIM CONCORDO,A DEFUMAÇÂO,OS PRECEITOS E UMA COISA IMPORTANTE QUEM COMANDA TERREIRO DE UMBANDA É CABOCLO E PRETO VELHO..
por
Olá Rene...

É isso mesmo... são pequenas coisas que nos permitem praticar a Umbanda... Mas como vc sabe cada um tem a sua Umbanda.... E defumação é uma coisa que nos permite fazer uma limpeza do ambiente para que possamos trabalhar em paz... Só que existem terreiros que fazem dessa defumação um verdadeiro show de abertura, como se fossem dar início a uma peça de arte...
Quanto aos preceitos.... acho que quem deve coordenar isso é o Guia Chefe...afinal a responsabilidade da casa é do médium que incorpora esse Guia Chefe..  Lembro que tem terreiros que não usam o abate de animais em sacrificio....não trabalham com o sangue ,,,, alguns so usam a seiva das plantas....
Enfim...cada um com seus fundamentos....
573 perguntas
1,197 respostas
4,579 comentários
3,792 usuários