0 votos
Olá. Produzo imagens. O Exu Tata Caveira seria melhor representado, ou seria representado da forma correta em uma escultura empunhando uma foice ou um tridente? Estaria errado representá-lo com uma foice? Muito Obrigado.
por

3 Respostas

0 votos
Bom dia

A morte em si tem o símbolo de representação de uma caveira com uma foice em algumas crenças.
O Exu, apesar da ligação com a morte, não é a morte em si, o papel dele não é vir buscar almas que estão na hora de desencarnar.

O simbolo de representação de Exu é o tridente. Pense assim: quando verem sua imagem, você quer que lembrem de Exu Tata Caveira ou do símbolo da morte?
Para o Exu, o tridente, para a morte a foice

Espero ter ajudado
por (724 pontos)
Muito Obrigado Neófito!!! Muito bom!
0 votos
Olá André....

Na minha opinião a imagem fica melhor com o tridente...

A foice é a "ferramenta" que simboliza a "morte"..... não tem nada com o Exu...

Saudações Umbandistas !!!
por (408 pontos)
Muito Obrigado amigo!!!
0 votos
Olá André..

Fui procurar mais informações sobre o TRIDENTE...

Achei algo "valioso"...rrsss

O tridente é um objeto de três pontas. Considerado um símbolo solar e mágico, que simboliza o poder, a força, o universo, foi muito utilizado por gladiadores na antiguidade.

Símbolo da Psicologia
O símbolo da Psicologia é representado por um tridente o qual representa a vigésima terceira letra do alfabeto grego denominada “Psi”. Além disso, no aspecto simbólico, o tridente carrega as forças do inconsciente que, segundo Sigmund Freud (1856-1939), representam a tríade das forças: id (inconsciente), ego (pré consciente) e super ego (consciente). Além disso, cada ponta do tridente, pode representar o tripé das correntes psicológicas, o comportamentalismo, a psicanálise e o humanismo; e, ainda as três pulsões humanas: a sexualidade, a espiritualidade e auto conservação (alimentação).

Para saber mais, veja o artigo: Símbolo da Psicologia.

Tridente de Netuno e Poseidon
Divindades do mar, deuses das águas subterrâneas e submarinas, na mitologia Netuno (romano) e Poseidon (Grego), carregavam um tridente ou um arpão de três pontas e, com esse instrumento, capturavam as almas de seus inimigos. Além disso, o tridente representava uma arma de guerra, posto que quando fincado na terra, possuía o poder de instituir mares calmos ou agitados e, por isso, nesse caso, o tridente simbolizava também a inconstância.

Tridente de Shiva
Emblema do Deus supremo do Hinduísmo, na Índia, o tridente chamado de “Trishula”, que representa a força e a união, é o objeto carregado por Shiva, Deus da energia criativa, da transformação e da destruição. Com efeito, o trishula (tridente), símbolo solar, representa na figura de Shiva, os raios e seus três papéis, ou seja, o destruidor, o criador e o preservador; e ainda, pode representar as tríades: inércia, movimento, equilíbrio ou passado, presente e futuro. Da mesma maneira, outra divindade hindu é figurada com um tridente nas mãos, ou seja, o antigo deus hindu do fogo, Agni, montado em seu carneiro.

Descubra mais sobre este símbolo no artigo sobre Shiva.

Tridente de Exu
Exu, o orixá mensageiro africano da comunicação e do movimento, carrega um tridente, que simboliza o poder, a força e os mistérios. Assim, as três pontas do tridente buscam a evolução espiritual por meio da sabedoria e do equilíbrio, posto que os Exus o utilizam a fim de trazer a luz e ademais, dominar os espíritos perdidos. Vale destacar, que nesse contexto, o tridente representa os quatro elementos primordiais: a água, o fogo, o ar (três pontas voltadas para cima) e a terra (ponta central voltada para baixo) e, por isso, trata-se de um símbolo da união, do universo, da totalidade.

FONTE : https://www.dicionariodesimbolos.com.br/tridente/
por (408 pontos)
Muito Obrigado Laercio pela atenção e rico material sobre o assunto! Fantástico! Muito Obrigado!! Um forte abraço e um 2020 de Saúde, Paz e Sucesso!
573 perguntas
1,192 respostas
4,579 comentários
3,777 usuários