Salve M. Neto
Primeiramente tenho que dizer que me identifiquei muito com algumas ideias do seu relato, muito interessante sua linha de pensamento.
Bom, vamos palpitar, porque verdade cada um tem a sua né, como diz o ditado, existe a sua verdade, a minha verdade e a verdade...
Firmar uma energia para Exu, desde que seja feita com um conhecimento básico para não trocar os pés pelas mãos, não é nocivo em si. O que acontece é que muitas vezes, os "magos da internet" leem 2 ou 3 textos aleatórios e decidem fazer algo assim sem uma preparação e conhecimento básico sobre SI e sobre as energias que vai manipular (ou ser manipulado) e ai infelizmente o efeito pode sim ser negativo. Porém, não é de todo, necessário um sacerdote ter que fazer isso para você, mas deve-se atentar a uma coisa: Um sacerdote já é um iniciado com experiencia suficiente para não só orientar, mas para ajudar e até socorrer caso algo dê errado. Mas ai entra a questão: e se eu acabar encontrando um sacerdote besta? Ai complica porque pode ficar ainda mais nocivo...
Você disse ter tirado a carta "o ermitão" ou "o eremita" certo?? Esse percorre um caminho solitário, orientado pela luz da sua lâmpada (consciencia) para desvendar o caminho. Aqui estamos passiveis à duas interpretações: seguir um caminho por você mesmo, sem precisar se ligar a um terreiro; ou seguir um caminho no escuro, passando por um ou mais terreiros para ir se encontrando e desvendando o que está por vir.
No sonho você come um ovo cozido. O ovo trás em si a vida certo? mesmo cozido, o que eu entendi com isso, dentro do ritual de iniciação que você estava e ter sido dado a você um ovo, seria como um nascimento ou renascimento para o novo, pois após isso você teve uma primeira incorporação.
O que eu conclui com seu relato foi que foi lhe mostrado a necessidade de uma iniciação, pois ao que parece os guardiões estão te solicitando isso para que possam se manifestar fisicamente incorporados em você. Caso a ideia fosse outra, você teria alguma conversa com um Exu ou algo assim, mas pelo contrário, você esteve imerso num ritual de iniciação para incorporar um Exu, me parece que eles te mostraram que o caminho seria esse.
Outra coisa: Estar em um terreiro e ter orientações de um sacerdote é importante, mesmo encontrando os erros e coisas que você talvez não aceite e não aprove no caminho. O sacerdote é nada mais que um dos mestres que vão te ajudar a caminhar e aprender mais, eles não são melhores ou os unicos que detêm poder nas mãos nem nada assim, são auxiliares do caminho de cada um, pois o sacerdote e mesmo a religião NUNCA deve ser um fim, mas apenas um meio de se caminhar adiante. Além disso, dentro de um terreiro, aprendendo desincorporado as várias lições que os bons observadores absorvem, e as inúmeras lições incorporado com seus guias (Não caia na ladainha de que existem médiuns inconscientes) enquanto você estiver incorporado com eles são valiosíssimas, eu não saberia expressar em palavras quanto conhecimento ja absorvi nessas oportunidades de incorporação, as conversas de um guia com um consulente as vezes transcendem tudo o que já tive oportunidade de ver e ouvir nessa vida, são presentes para nós!
Como eu disse lá no inicio meu caro, são palpites, são a minha verdade. O fórum está bem parado por falta de atenção dos idealizadores e talvez não haja muitas outras respostas para você aqui, mas o que posso te dizer que ninguém melhor que você mesmo para sentir com sua intuição se algo do que eu expus aqui faz sentido e pode ser aproveitado na sua caminhada. O que posso te dizer é que Exu é uma das forças que mais respeito na Umbanda e você pode ter certeza que eles mesmos tratarão de te encaminhar e abrir os caminhos certos para te ajudar enquanto eremita a encontrar o seu caminho
Saúdo a força de Exu e os seus protetores meu bom, Axé!